Páginas

Senhora e escrava de meus pensamentos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011


Bom gente. Sei que não cumpri com o combinado de postar todos os dias o que aconteceu no 52º CONUNE. Mas é que o acesso a tomadas para manter o not era #tenso.. rsrsrs Mas enfim, o congresso trousse bons frutos e desmistificou muita coisa.

A melhor coisa foi poder encontrar com jovens dispostos a discutir política de forma inteligente. Debater temas como o Novo Código Ambiental, a Regulamentação do Ensino Privado, as Mulheres e o combate ao machismo, dentre tantos outros.

Foi-me dada a oportunidade de trocar uma idéia com pessoas dos mais variados lugares desse Brasilzão: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e tantos.. Conheci novos pontos de vista, novas filosofias e o mais importante, me harmonizei com tudo isso.

É fascinante o nível da conversa quando é concentrada toda uma comunidade acadêmica. O fluxo de idéias é intenso e contínuo. Ou você capta o que puder.. ou perde a viagem. É tudo muito rápido, porém, muito rico.

Mas também pude constatar que mesmo com todos os esforços e fluxos de informação inteligente, muita gente não sabia o “por que” de estar por ali. Sem competência para a investida em debates, muitos de meus nobres colegas de congresso, nem ao menos sabiam quais os pontos que norteavam os debates.

É triste, mas conclusivo que essa massa descompromissada da comunidade estudantil, de fato é um reflexo nítido do que o nosso país constrói no campo da educação. Jovens que apesar de serem receptores de toda uma carga de informação e possuírem os meios para que se chegue a tal ponto, são capazes de, na hora de debates importantíssimos, vender-se diante promessas e trocas.

A história se repete como nos períodos eletivos, onde, muitos se vendem, por um milheiro de tijolos, por 50R$, por uma mísera ajuda. Esse é o Brasil do futuro. Que se repete mesmo entre aqueles que tem a oportunidade de escrever novos caminhos.


*Gostaria de agradecer especialmente ao meu amigo Yan, que me deu essa oportunidade. Obrigada!!!



quinta-feira, 14 de julho de 2011

1º Dia de CONUNE.

Gennnteee, depois de 4 dias de (peregrinação) viagem, passando por Belém, as delegações do AP e PA, chegaram esta madrugada a Goiânia-GO, com a missão de integrar o 52ºCONUNE.

Logo de entrada nos deparamos com as mais diversas identidades . Pessoas com estilos, rostos, e costumes pra lá de diferentes. Integração é a palavra de ordem. Chegamos quebrando o frio e fomos recebidos da forma mais calorosa possível por pessoas dos mais diversos lugares... SP, RJ, PA, PR, RS, SC...(fotos em anexo) Muiiiiiiitooo bom.

Esse é o meu primeiro congresso, e de início esta sendo muito bacana. Hoje a tarde: MANIFESTO! \O/


terça-feira, 12 de julho de 2011

Pé na estrada...



No ultimo domingo (10), saiu de Macapá parte da delegação do Coletivo Contraponto, que partiu em direção à cidade das mangueiras, ao encontro dos companheiros paraenses que somarão idéias e contrapontos no 52º CONUNE.

Esses jovens seguem para o maior Congresso Estudantil da América Latina levando em suas bagagens propostas que somarão com a discussão da tese que será encaminhada pela UNE para a definição do novo PNE (Plano Nacional de Ensino). Uma vez que este suas metas são discutidas a cada 10 anos.


Boa viagem pessoal...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Contraponto enviará 12 delegados para o 52º CONUNE e se consagra como a segunda maior força estudantil do Amapá

No último dia 29, quarta-feira, houve o credenciamento de delegados para representarem os estudantes amapaenses no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes. O CONUNE será realizado entre os dias 13 e 17 de julho em Goiânia/GO, e lá importantes temas serão debatidos entre os presentes para traçar as metas e diretrizes do movimento estudantil para os próximos dois anos, além de eleger a nova gestão da UNE.
O Amapá, claro que não ficou de fora. O estado enviará, ao todo, 64 delegados, que foram credenciados na última quarta-feira, na UEAP. Esses delegados participarão de um momento muito importante para o movimento estudantil, que acontece de dez em dez anos, que é o polêmico debate sobre o Plano Nacional de Educação.
O PNE é um planejamento que traça as diretrizes da educação brasileira para os próximos dez anos e será aprovado pelo Congresso Nacional. Por isso é inevitável que estudantes discutam isso no maior congresso estudantil do país e da América Latina.
O Campo Contraponto - AP não ficou de fora. Se consagrou como a segunda maior força estudantil do estado credenciando 12 delegados, atrás apenas da UJS e na frente de forças grandes nacionalmente como JSB e JPT.
Os delegados do Contraponto levarão proposta ricas como 10% do PIB para a educação e regulamentação do ensino privado. Link

Fonte: campocontraponto.blogspot.com
Obrigada por visitar!!! :) Deixa um link pra te visitar também! (y)