Páginas

Senhora e escrava de meus pensamentos.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Não somos "Deuses"

Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.

Qual a sua liberdade??? Liberdade é fazer o que você quer/gosta/tá afim/deseja ou ir até onde é permitido? Para que qualquer coisa possa ser feita, é necessário que se observe os limites. Sou totalmente a favor da organização, contra a libertinagem. Mas acredito que precisamos ser conscientes de todos os nossos atos. Que sejamos capazes de DECIDIR. Eu quero ou não quero! Tudo muito simples!

Será mesmo que, tendo sempre alguém ou algo que nos diga até onde podemos ir, seremos conscientes na tomada de nossas decisões? É interessante se pensarmos que, para que as manifestações do movimento nacional pela liberdade, tenha sido necessária manifestação da mais alta cúpula do nosso poder judiciário. Enquanto existem tantas coisas que necessitem de sua real atenção, como a miséria, a fome, e as pizzas de nossos governantes. Clamar por liberdade agora também é crime???

Eu quero ter o direito de escolher por onde andar, o que fazer e o que devo ou não consumir de forma consciente. É preciso que a decisão seja minha.

Quem somos para dizer se um casal baseado no amor, possa ser família ou não? Acredito que a união homoafetiva seja sim, um novo modelo famíliar. E defendo que crianças criadas em abrigos sob condições desumanas e sem nenhum tipo de referencial ético, justo, baseado no amor tenham direito a um lar, e defendo ainda, a essas novas famílias que tenham direito a serem os novos pais e mães do amor.

Os fanáticos religiosos que e perdoem, mas esse é meu espaço, e por isso eu digo se é para falar na palavra de Deus/Jeová/Ala/Buda, sejam católicos, evangélicos, budistas, espíritas, islâmicos.. TODOS OS DIAS e não apenas quando lhes convir. Sejam os irmãos que respeitam, da verdade, da lealdade, sejam os bons pais, os bons visinhos, ou mesmo os bons filhos, mas não sejam os juízes, afinal vocês devem saber que esse papel não nos cabe.

2 comentários:

  1. Oi, Rê!
    Adorei sua argumentação no texto acima.
    Discutir sobre "liberdade" é algo complicado, mesmo em pleno século 21, por causa das diversas ideologias defendidas e repassadas nos variados núcleos sociais que não são coerentes com a realidade social brasileira a um certo tempo.
    Devemos sair dessa encenação de sociedade moderna com discurso de não preconceituosa e não limitadora da liberdade para enfrentarmos nossos medos: a sociedade brasileira ainda é arcaica o que impede o entendimento de diversos prismas de interpretação de um mesmo tema, mesmo sendo temas polêmicos como união homoafetiva e o uso de psicotrópicos.

    Bom, minha opinião foi dada e espero que alguém leia e entenda a mensagem. Fui!Ah...

    P.S.: Primeira vez comentando. E parabéns pelo blog amiga tá realmente mto bom!

    Rebecca ^^

    ResponderExcluir
  2. Amiga... uma honra recebela em meu humilde blog. Obrigada por comentar. Fico realmente muito feliz! Realmente, ainda vivemos em um sociedade demasiadamente arcaica que encena huma sociedade moderna.. quem sab um dia estrearemos nos palcos.

    =* volte sempre!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar!!! :) Deixa um link pra te visitar também! (y)